Para colheitadeiras, plantadeiras, espalhadores, graneleiras e outras aplicações que exigem máximo desempenho com mínima interferência no solo.
Garante menor compactação do solo, menor amassamento da pulverização, maior poder de tração e melhor otimização dos espaços. Ideal para colheiras em situações extremas.
A compactação de solo é causada em sua grande maioria das vezes pelo trafego de veículos agricolas. Conforme demanda por agilidade aumenta, tratores, colhetadoras, plantaadeiras aumentam proporcionalmente.
Também conforme umidade e velocidade aplicada ao veículo pode ocorrer a patinagem o que também causa compactação. Nos exemplos abaixo vemos uma diferença considerável de área de contato solo entre esteira e pneu com mesma aplicação.
Suponhamos que o veículo com esteira tenha peso bruto total de 19000kg e areá total de contato da esteira seja 14000cm2 isso resultará em uma pressão sobre o solo de 19psi. Logo na situação de pneu a pressão resultará em 31,6psi.
Estudo conduzido pelo Iowa State University, dos EUA, mostra que produtividade do milho aumenta em 14% quando se trabalha com tratores de esteira. No cultivo de trigo esse aumento é de 6,3% e no sorgo de 5,3%.
Considerando uma área plantada de 1000 hectares cultivadas com o milho produtividade média de 150 sc/ha, logo adotando a praticaa do uso da esteira esse valor chegaria a 21c/ha, uma aumento em receita de R$1.260.000,00.
Copyright © 2021 - Desenvolvido pela Agência de Site Jundiaí